Claudinei mantém o time contra o bom Coritiba

O mesmo Santos que goleou a Portuguesa entrará em campo neste domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro, contra o surpreendente Coritiba do jovem técnico Marquinhos (34 anos) e do veterano Alex (35). O técnico Claudinei Oliveira mantém os Meninos Alan Santos no lugar do volante Arouca, machucado; Leandrinho no meio e Neilton no ataque. Na defesa, porém, não mexe na zaga e nem nas laterais, apesar de já poder escalar Cicinho na lateral-direita e Mena na esquerda.

Após três vitórias consecutivas, o Santos se aproximará do G4 se obtiver mais um triunfo hoje, porém o adversário está fazendo ótimo campeonato e poderá voltar à liderança se conseguir os três pontos.

Espera-se um público próximo das dez mil pessoas, já que este Novo Santos tem feito por merecer a confiança do torcedor. De uma equipe que parecia ter como único objetivo não ser rebaixada, o Alvinegro Praiano já se coloca na melhor posição entre os paulistas.

Santos: Aranha; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Cícero, Leandrinho e Montillo; Neilton e Willian José. Técnico: Claudinei Oliveira.

Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Júnior Urso, Bottinelli, Robinho e Alex; Geraldo e Deivid. Técnico: Marquinhos Santos.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e Jose Eduardo Calza (RS).

thiago ribeiro
Thiago Ribeiro em ação pelo Cagliari, driblando dois do Pescara.

Como você já deve saber, o Santos adquiriu 100% do passe do atacante Thiago Ribeiro, que estava no Cagliari, e talvez até o fim do dia – o último da janela de transferências – anuncie mais alguma contratação importante. Falaremos sobre isso mais adiante neste post, pois agora gostaria de abordar uma questão recorrente entre os santistas, que é a mágoa pela maneira desleixada como a imprensa da capital paulista trata o Alvinegro Praiano.

A todo momento me deparo com comentários de leitores indignados pelo espaço diminuto que programas de rádio e tevê – só para nos limitarmos à mídia eletrônica – dedicam ao melhor time de todos os tempos. É realmente inconcebível que a imprensa paulistana seja tão bairrista a ponto de esquecer dos quase dois milhões de santistas que vivem na Grande São Paulo.

O mercado que esses santistas representam é, além de numeroso, riquíssimo, pois pesquisas comprovam que são os torcedores de maior poder aquisitivo do eixo Rio-São Paulo. Quem depende de audiência e publicidade deveria estar atento para isso, mas, infelizmente, nenhuma demonstração de incompetência nos assusta mais nesse pobre e empírico Brasil.

Não precisamos ir longe para dar um exemplo da visibilidade e do poder que a torcida do Santos empresta a um veículo de comunicação. E como veículo eu peço a sua permissão, leitor e leitora, para citar este humilde blog. Você sabe que ele, desde que foi fundado, no começo de 2010, só fala do Santos. Poderia falar de tudo, poderia fazer média com esse ou aquele, mas não. Fala do assunto esportivo que mais me interessa: o Santos Futebol Clube.

Você também sabe que este blog não está hospedado em nenhum portal que recebe milhões de acessos por dia, nem é escrito por alguém que está todo dia na mídia. Trabalho numa editora, faço meus livros, estou fora da grande imprensa.

Pois bem. Não sei se você já prestou atenção, ou fez as contas, mas posso lhe adiantar que os dez blogs sobre futebol mais acessados do UOL, com chamadas na home do esporte, não chegam à média de 80 comentários por post. E se tirar o blog do Milton Neves, a média não alcança 50 comentários.

Enquanto isso, este blog nosso de cada dia, só de santistas, mantém a média de 176 comentários liberados por post, mais do que 90% dos blogs de futebol do UOL e uma das maiores participações de leitores em um blog independente de qualquer assunto.

Confira o número de comentários dos últimos 20 posts deste blog

1 – Uma análise fria do elenco do Santos – 271 comentários
2 – As vantagens de apostar nos Meninos da Vila – 234
3 – Santos de Claudinei já é melhor (e bem mais barato) do que o de Muricy – 214
4 – Kléber Gladiador não!!! – 356
5 – Faltou atitude. Desta vez, só Leandrinho se salvou – 201
6 – Que os Meninos mostrem hoje que eles é que são os craques – 120
7 – Santos prova, de novo, que salário alto e fama não garantem bom time – 125
8 – Constatações de uma vitória importante – 111
9 – Claudinei precisa se ajudar. Ou Ney Franco vem aí – 85
10 – Ah, se eu tivesse essa chuteira do Neymar… – 112
11 – Se a Seleção surpreendeu, o Santos também não pode? – 94
12 – Sim, hoje é o dia sem Globo! E mais: Neymar, Brasil, Santos… – 181
13 – Contratação de Gerardo Martino, para variar, já virou novela – 154
14 – Sorry periferia, mas este Neymar ainda é o do Santos! – 228
15 – Luis Álvaro quer dissolver o Comitê Gestor. E a fria contra o Barça… 129
16 – O meu lado, o seu lado, o nosso lado – 173
17 – Vem aí o 1º de julho, o “Dia sem Globo” – 218
18 – O povo brasileiro e a torcida do Santos desconfiam igual – 114
19 – Manifestações provam que Internet é mais importante que a tevê – 204
20 – Loucura é… – 331 comentários.

Quando a Rádio Trianon mantinha um programa diário sobre o Santos – apresentado por José Calil e produzido por Valdir Pereira – a audiência atingiu picos de 400 mil pessoas, superando a maioria dos programas esportivos do rádio de São Paulo.

Dei apenas esses dois exemplos para que o santista perceba que o veículo de comunicação que fala de futebol e esquece o Santos está perdendo audiência e, com ela, boas possibilidades de patrocínio. Em suma, o azar é de quem negligencia a força da comunidade santista.

Thiago Ribeiro, Misael e quem mais?

Até o fim do dia o Santos deve anunciar mais contratações. Por enquanto, diz que comprou 100% dos direitos do atacante Thiago Ribeiro, que estava no Cagliari. O preço anunciado é o de três milhões de euros, ou 8,7 milhões de reais, e o contrato irá até julho de 2017. Ribeiro, que só marcou 10 gols pelo Cagliari, disse que estava voltando ao Brasil por motivos familiares.

De qualquer forma, me parece um bom negócio. Se estiver bem fisicamente, o técnico, jovem (27 anos e cinco meses), alto e forte Thiago Ribeiro pode reviver a dupla com Montillo, que tão certo deu no Cruzeiro. E, se não der muito certo, ele poderá ser negociado talvez por um valor maior.

Outro nome anunciado é o de Misael, jovem volante-meia que estava no Grêmio e tem vínculo com o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Com apenas 19 anos, campeão sul-americano sub-17 em 2011, Misael é a chamada aposta. Se der certo, ótimo. Se não, ao menos o clube não gastará muito com ele.

Mas, como eu disse, o dia ainda não acabou, e o Santos continua atrás da cereja do bolo. Parece que há dois jogadores conhecidos em vista. Vejamos. Espero que essa diretoria me surpreenda positivamente.

Reveja algumas boas jogadas – e gols – de Thiago Ribeiro:

E você, tem uma opinião formada sobre os assuntos de hoje?