Santos é o melhor paulista no Brasileiro após 7 rodadas

8 – Santos: 11 pontos, 3 vitórias, saldo de 3 gols.
12 – Corinthians: 9 pontos, 2 vitórias, saldo de 1 gol.
14 – São Paulo: 8 pontos, 2 vitórias, saldo de 1 gol.
15 – Ponte Preta: 7 pontos, 2 vitórias, saldo negativo de 2 gols.
18 – Portuguesa: 7 pontos, 1 vitória, saldo negativo de 3 gols.

neilton entortando
Vai por aí que eu vou por aqui. Santos de Neilton entortou a Lusa (Ivan Storti/ Divulgação Santos FC)

A goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa mostrou que esses Meninos não estão de brincadeira e que o Santos de Claudinei – mesmo sem utilizar jogadores experientes, como Neymar, André, Miralles e Patito – já tem um rendimento melhor do que o de Muricy Ramalho. Em seis jogos como técnico do Santos, Claudinei Oliveira tem um índice de aproveitamento de 61,1% (três vitórias, dois empates e uma derrota), enquanto Muricy Ramalho tinha 58,6% este ano, com 13 vitórias, 12 empates e quatro derrotas.

A média de gols por jogo também aumentou: subiu de 1,55 para 1,66, e isso com atacantes bem jovens, como Neilton e Giva. Por fim, o grau de dificuldade também aumentou, pois o Santos de Claudinei está disputando o Campeonato Brasileiro, enquanto o de Muricy fez jogos pelo Paulista e pela Copa do Brasil contra alguns adversários bem limitados.

Esses números provam que o torcedor santista estava certo quando pedia a saída de Muricy Ramalho. Acostumado a trabalhar com jogadores rodados, Muricy não quis não seria capaz de promover a reformulação que o time precisava. Creio que, com tempo e método, ele acabará colocando pra jogar todos os Meninos que merecem.

Contra a Portuguesa o Alvinegro Praiano voltou a usar a juventude a seu favor. Com determinação e velocidade chegou a 2 a 0 em apenas 10 minutos, com jogadas parecidas. Pela direita, Montillo, e depois Leandrinho, cruzaram para os gols de Nilton e Willian José.

No segundo tempo, em jogada de Ne… Neilton, o garoto entortou o marcador e bateu de esquerda, cruzado. Belo gol. A Lusa diminuiu com um gol pelo meio da defesa do Santos, mas Giva ainda marcou o quarto nos acréscimos aproveitando um rebote de um chute de Henrique. Finalmente, uma goleada, algo que estava ficando raro na vida do Santos.

O time jogou com Aranha, Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Leandrinho (Alison), Cícero e Montillo; Neilton (Giva) e William José (Henrique). A renda foi de R$ 169.191,00 e o público, 5.860 pagantes. A arbitagem foi de Rodrigo Guarizo do Amaral, de São Paulo.

Sem ufanismo, mas sem pessimismo, por favor

A vitória deixou o Santos momentaneamente na quinta posição do Brasileiro, colocação que ele deve perder com os jogos do domingo. De qualquer forma, o time se aproxima do G4 e deverá entrar definitivamente nele se ganhar os dois jogos seguintes, também marcados para a Vila Belmiro: Coritiba e Náutico.

É claro que o campeonato é longo e muita água passará por baixo da ponte, mas se não se deve imaginar que esses Meninos ganharão tudo e repetirão a epopéia de Diego, Robinho & Cia em 2002, também é precipitado pedir a substituição de Claudinei Oliveira e requerer contratações a esmo.

Ontem Claudinei chegou a utilizar cinco Meninos da Vila: Alan Santos, Leandrinho, Alison, Neilton e Giva. Além deles, sabemos que mais três poderiam ter jogado tranqüilamente, como Gustavo Henrique, Jubal e Émerson Palmieri. E ainda há outros prontos para entrar no time, como Gabriel, Pedro Castro, Lucas Otávio, Victor Andrade, Geuvânio e Léo Cattadini.

Assim, se não for para trazer jogadores que resolvam o problema, cheguem para tomar conta da posição, para que contratar? Isso de trazer jogadores para compor elenco é conversa de gerente de futebol incompetente. Já há Meninos em número suficiente para cobrir a ausência dos titulares. E Meninos são mais baratos e têm menor índice de rejeição dos torcedores do Santos.

É preciso separar bem as coisas nesse delicado momento pós-Neymar: é verdade que a diretoria fez muita coisa errada e está sempre ameaçando fazer outras, e por isso merece as críticas que tem recebido; mas, por outro lado, Claudinei e os Meninos têm qualidades e precisam do apoio do torcedor para seguir em frente. Há gente que se diz santista mas parece estar sempre torcendo contra para provar que tem razão e também para desestabilizar o clube, provavelmente por motivos políticos.

O torcedor precisa tomar cuidado, pois muitas vezes a sua indignação é usada por oportunistas anônimos para criar um ambiente ruim não só para a direção, mas também para técnico e jogadores, com o intuito de prejudicar o Santos. Desconfie de quem só vê defeitos, pois toda moeda tem os dois lados.

Veja os bastidores e os gols de Santos x Portuguesa, na Vila:

Reveja o golaço de Neilton:
http://youtu.be/y8BBmhIdas0

E você, está ficando mais confiante nos Meninos? Ou ainda falta muito?