Esse post se baseia na informação do site otvfoco.com.br – especializado em audiência de tevê.

Chega a ser bizarro. Sob a alegação de que dão muito mais audiência do que os demais times brasileiros, a Rede Globo paga ao alvinegro paulistano e ao rubro-negro carioca cerca de três vezes mais do que a outros clubes com melhor currículo do que os dois preferidos. A Globo defende que o que vale é a audiência, que gera faturamento publicitário, e não os resultados e o futebol mais bonito de uma equipe.

Sendo assim, o encontro dos seus dois favoritos, domingo, deveria provocar audiência recorde. Porém, como nós deste blog já esperávamos, a audiência da partida em São Paulo foi de apenas 15,6 pontos na Globo e 4,2 pontos na Band, em um total de 19,8 pontos, inferior ao jogo Cruzeiro x Santos (20 pontos) e bem inferior a Santos x Corinthians (22 pontos).

Flamengo x Palmeiras e Vitória x Corinthians tinham sido dois dos jogos com menor audiência, alcançando apenas 18 pontos. Todas essas evidências comprovam que é um erro acreditar que a (superdimensionada) quantidade de torcedores desses dois times vai garantir grandes audiências na tevê. Primeiro, porque suas torcidas não são tão grandes como dizem ser. Na melhor das hipóteses, as duas, somadas, não chegam a 29 milhões de pessoas.

Em segundo lugar, os torcedores que assistiam a esses times só para “secar”, estão deixando de fazê-lo, o que tem reduzido drasticamente a quantidade de telespectadores dessas equipes. Em terceiro, são times que jogam feio,para ganhar por 1 a 0. E o telespectador brasileiro prefere ver times que jogam mais bonito, em jogos mais importantes.

É evidente que se a partida escolhida fosse São Paulo e Cruzeiro, o Ibope seria maior. Se a Globo não sabia disso, mostra que conhece menos do mercado do futebol e das preferências do torcedor brasileiro do que deveria.

Há quem defenda, ainda, que a Globo se comprometeu com esses dois times depois que fizeram o serviço de detonar o Clube dos Treze, e por isso insiste em transmitir seus jogos, mesmo quando há outros mais atraentes, mas isso seria uma infâmia tão grande, que não devemos nem imaginar tal hipótese.

E você, esperava Ibope tão baixo dos preferidos da Globo?