Um jornal escreveu que hoje o Santos tentará o “milagre” de passar pelo Cruzeiro e se classificar para a final da Copa do Brasil. Menos, menos. O Santos tem time para, a cada 10 partidas, ganhar ao menos três do Cruzeiro. E hoje é dia de ganhar, e bem. A vitória pode vir de Robinho, Lucas Lima, Gabriel, ou até mesmo do estabanado Rildo ou do irregular Cicinho. O importante é que venha e classifique o Alvinegro Praiano.

E é bom que venha porque o Santos meio que abdicou do Campeonato Brasileiro para apostar tudo na Copa do Brasil e na Vila Belmiro. Se o sucesso não vier, ficará um gosto amargo na boca. E um grande vazio no bolso, pois os jogadores convenceram a diretoria a escolher a Vila Belmiro, o que significou abrir mão de ao menos mais um milhão de reais de bilheteria. É preciso que o prejuízo material seja recompensado.

Mas para a vitória vir do jeito que o santista quer, o time tem de ir pra cima sem se descuidar da defesa, e hoje a defesa começará lá no ataque, pois quando perder a bola, o Santos não poderá permitir o contra-ataque do rival. Um gol do Cruzeiro e a missão, aí sim, ficará meio impossível, pois obrigará o Santos a marcar três vezes. Mas eu disse meio impossível, pois outro dia o Atlético Mineiro provou que viradas acontecem.

O próprio Santos cansou de inverter resultados, e por isso sua torcida canta que “é o time da virada”. Vi o Cruzeiro tomar um sacode do rival Atlético e naquele dia o jogo foi franco, toma lá, dá cá, com maior insistência, capacidade e sorte dos jogadores do Galo. Creio que para vencer este bem organizado Cruzeiro não dá só na técnica. Tem de ser no coração, no abafa, na garra, na resistência física.

Não se pode esquecer que, mesmo psicologicamente, o Cruzeiro será menos atrevido, mais contido, pois não pode perder jogadores importantes para o resto do Brasileiro, a competição mais importante do ano. Se a classificação de hoje for decidida pelo time de mais garra e coração, o Santos tem a obrigação de ser este leão em campo. A raposa, ladina, irá até aonde não comprometer o seu futuro em 2014.

Hoje, ao menos no início, eu tomaria cuidado com os avanços dos laterais Cicinho e Mena, que costumam deixar convidativas avenidas às suas costas. No início da partida, o Cruzeiro estará muito interessado em marcar um gol de contra-ataque e encaminhar sua classificação. Acho que o santos precisa pressionar, marcar presença no campo inimigo, mas sem se desesperar. Haverá 90 minutos para fazer os gols.

Santos X Cruzeiro – Vila Belmiro, hoje, 22 horas

Semifinal da Copa do Brasil.
Santos precisa vencer por dois gols de diferença, ou por 1 a 0 e ganhar nos pênaltis.
Ao vivo pela TV Globo (desta vez assista pra dar Ibope, que pode ser recorde).

Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho. Técnico: Enderson Moreira.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA-ASP-Fifa), auxiliado por Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE-Fifa).

Ser ou não ser conselheiro pela chapa de José Carlos Santos

Algumas sócios que têm enviado e-mails a mim, perguntam se o fato de serem conselheiros pela chapa da Ong Santos Vivo, que apoia José Carlos Peres para presidente do santos Futebol Clube, o obrigará a votar a favor das ações e determinações da diretoria, e se o fato de às vezes ir contra não fará com que seja visto como de oposição. Ora, é claro que não, amigos. O que se quer é um conselho livre, com personalidade e vontade própria, que apoie o que considera bom para o clube, mas critique e vote contra as iniciativas lesivas ao Alvinegro Praiano. Esse é o espírito democrático que, realmente, se quer implantar no Conselho Deliberativo do Santos.

Quem quiser conversar pessoalmente sobre isso, pode ir aos encontros que a chapa organizará até as eleições. Amanhã teremos o encontro para a região do ABCD, a ser realizado no Tênis Clube de São bernardo, a partir das 19 horas. Na próxima segunda-feira, no mesmo horário, será realizado o encontro no bar Tatu Bola, na rua Joaquim Floriano, esquina com Clodomiro Amazonas, no Itaim Bibi. Vista sua camisa do Santos, leve bandeiras, se quiser, vamos transformar esses encontros em grandes festas da santistidade.

No encontro de amanhã haverá fichas de inscrição para aqueles com mais de cinco anos de associado, em dia com o clube, que queira se candidatar a uma vaga no Conselho pela chapa Ong Santos Vivo, que apoia José Carlos Peres. E se você já se decidiu e quer receber a folha cadastral por e-mail, envie e-mail para mim no odir.cunha@uol.com.br e eu o colocarei em contato com a coordenação da campanha de José Carlos Peres.

Sócios do Santos de Curitiba e região

O sócio Adriano Riesemberg, candidato a uma vaga no Conselho Deliberativo do Santos, um dos grandes santistas além das fronteiras do Estado de São Paulo, solicita que os sócios do Santos de Curitiba e região entrem em contato com ele para falar de assuntos relevantes do nosso Santos. O e-mail do Adriano é ten.riesemberg@yahoo.com.br

Santistas de outras regiões do País que querem utilizar o espaço do blog para convocar seus companheiros de Estado, fiquem à vontade. O momento das eleições presidenciais de um clube como o Santos é único e deve ser vivido intensamente, com educação e respeito aos concorrentes.

Amanhã, quinta-feira, temos um encontro em São Bernardo

convite Peres ABC

E pra você, hoje é dia de virada?