Às 20 horas deste sábado estará no ar – com texto e fotos – o post de Santos 1 x 0 Audax.

Marcelo Fernandes e Lucas
Marcelo Fernandes recebe informações do auxiliar Lucas. Técnico do Santos estuda todos os adversários antes dos jogos (Ivan Storti/ Santos FC).

Comentar o resultado é fácil. Um verdadeiro especialista em futebol, como eu modestamente sou, precisa ir além, ou seus leitores não confiarão mais nele. Assim, respirei fundo e fiz previsões bastante prováveis para o jogo desta tarde de sábado, no Pacaembu, contra o Audax. Se você vai, leve uma capa de chuva, pois acho que o tempo será ruim. Mas só o tempo, pois o jogo deverá ser bem interessante. Bem, vamos às previsões:

O Santos fará, no mínimo, dois gols
O time tem a média de 2,2 gols por jogo neste Paulista, mas não é só isso que me faz fazer esta previsão. O ambiente do jogo, o estádio, poder contar com todos os seus titulares – entre eles os craques Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Robinho – e a vulnerabilidade da defesa do Audax me fazem acreditar que o Santos não marcará menos de dois gols hoje.

David Braz ou Werley farão gols de cabeça
Dois fatos me levam a acreditar nisso: primeiro, a dificuldade da defesa do Audax de marcar bem as bolas altas centradas na área, depois a facilidade dos zagueiros do Santos de aparecer bem nos cruzamentos sobre a área adversária, em faltas ou escanteios. Sem esquecer que David Braz já chegou a fazer dois gols em um jogo no Pacaembu.

Lucas Lima ou Geuvânio desencantarão
Ambos têm sido os pés mais tortos do ataque santista, mas esta semana o técnico Marcelo Fernandes fez todo mundo treinar muito chute a gol. Outro detalhe que me leva a acreditar que Geuvânio ou Lucas Lima farão gols é estatístico: depois de tantos jogos sem marcar, está na hora de ao menos um dos dois tirar a urucubaca.

O Audax também fará o seu
É claro que torcerei contra essa previsão, mas ela é bem provável porque o ataque do Audax marca mais de um gol por jogo e tem o artilheiro do Campeonato Paulista: Rafael Longuine, com oito gols. Aliás, o Santos está interessado neste jogador. Será uma boa oportunidade para ver se ele merece fazer parte do elenco santista. Algo que pode furar esta previsão é que a defesa do Santos é uma das melhores do Paulista.

A partida terá o chamado “bom nível técnico”
O Audax é um time pequeno atrevido, que gosta de tocar a bola e não fica encolhido na defesa. Isso fará o Santos também caprichar no passe e nos arremates a gol. Deverá ser um jogo bom de se assistir.

A garra também será importante
O jogo é decisivo para os dois times. O Audax tem dois pontos a menos do que a Ponte Preta, a segunda colocada no seu grupo, e o Santos quer terminar essa fase em primeiro lugar na classificação geral. O empate será ruim para ambos. Assim, os dois times pensarão na vitória e nem sempre ela vem só com a técnica.

O campo estará pesado
Outro detalhe é que, como tem ocorrido nos últimos dias em São Paulo, provavelmente choverá à tarde e o campo estará pesado (eu e a Suzana já separamos nossas capas de plástico). Isso por vezes atrapalhará o toque de bola e privilegiará os jogadores mais decididos, que não temem as divididas. Assim, não dará para tirar o pé. O espírito de luta, alimentado pela torcida, poderá decidir a partida.

O público será maior do que a Vila Belmiro lotada
Sabemos que 13 mil pessoas superlotam a Vila Belmiro. Pois eu digo que hoje teremos mais do que isso no Pacaembu e que, mais uma vez, ficará evidente que os santistas de são Paulo e Interior não pode ser negligenciados pela diretoria do clube. São eles que podem representar o salto em arrecadações e números de sócios que o Santos precisa para evitar se tornar um clube mediano.

As despesas diversas comerão o lucro do jogo
Como tem acontecido desde a gestão passada, o balanço do jogo apresentado pelo Santos mostrará uma lista onerosa e sem detalhamento de “despesas diversas”. Como se sabe, o Santos é o clube que tem, as maiores “despesas diversas” do mundo – um recorde que, estou certo, nenhum santista gostaria de ter. Porém, o torcedor não pode se deixar desanimar por isso. O importante é ir aos jogos. Um dia, que esperamos seja breve, essa total falta de transparência acaba.

Haverá muitas mulheres e crianças no Pacaembu
Esta previsão é fácil, pois em todo jogo em São Paulo vemos um grande número de mulheres e crianças. O amigo Rachid prometeu fazer um vídeo sobre esse público especial.

A DÍVIDA COM MURICY, OO E ENDERSON

Fico sabendo logo na manhã deste sábado que o Santos pode penhorar o CT Meninos da Vila para pagar R$ 1,3 milhões de dívidas ao técnico Muricy Ramalho. Na mesma notícia informa-se que somadas as dívidas com os técnicos Muricy, Oswaldo de Oliveira e Enderson Moreira, o Santos tem um total a ser quitado de R$ 4 milhões. Isso é triste, pois deste a renovação de contrato com Muricy, quando Luis Álvaro Ribeiro abriu “sorriso de orelha a orelha” para pagar 700 mil reais ao maestro de rachão, prevíamos o prejuízo que isso traria aos cofres do Santos.

Hoje é um insanidade pagar mais de 80 mil reais a qualquer técnico brasileiro. É só ver como jogam os times orientados por esses treinadores para perceber que todos são igualmente medíocres e recebem salários superdimensionados. Ao menos as dificuldades financeiras do Santos fizeram sua diretoria tomar medidas racionais, mantendo Marcelo Fernandes. Que o Santos nunca mais invista em um medalhão do banco.

E você, que previsão tem para Santos x Audax, logo mais?