Atenda ao convite dos jogadores e nesta quarta-feira vá à Vila Belmiro ver Santos e Rio Claro. Você poderá testemunhar o gol de número 5.000 do Santos em Campeonatos Paulistas:

Robinho
Robinho, o currículo mais valioso em campo (Ricardo Saibun/ Santos FC)

Não satisfeitos por poderem contar com a bajulação de toda a mídia, os torcedores do alvinegro de Itaquera invadem este blog sempre que noticiamos e comentamos sobre um jogo que, admito, é o de maior rivalidade para os santistas, o mais gostoso de jogar e ganhar.

Alguns comentários dos torcedores adversários são muito grosseiros para serem liberados, mas minha educação permite que um ou outro torcedor do time rival se expresse por aqui. O que acho engraçado é que santistas não costumam bagunçar o coreto em blogs de outros times, mas outros acham que aqui é a casa na Mãe Joana. Não é.

O difícil é engolir a empáfia dos rivais, que vivem um grande momento alicerçado por acordos extra-campo, e já se acham torcendo para uma equipe melhor que Real Madrid e Barcelona. Pois eu lhes digo que podem até discutir torcida, estádio, patrocínio, cota de tevê, mas, por favor, não venham discutir currículo com um santista.

Mesmo com essa proteção que dura décadas, a verdade é que o alvinegro da Capital está longe de ter uma história e um currículo similares aos do Glorioso Alvinegro Praiano. Abaixo comparo os títulos mais importantes conquistados por ambos. Nem conto torneios internacionais, pois a vantagem santista seria constrangedora. Não quero humilhar ninguém, só quero restabelecer a verdade hierárquica entre os dois alvinegros.

Comparação entre os títulos de Santos e Corinthians

Copa Libertadores da América
Santos: 3
Corinthians: 1

Campeonatos Mundiais
Santos: 2
Corinthians: 2
Obs.: O Santos tem ainda um título da I Recopa Mundial, de 1968, conquistado ao vencer a Internazionale, em Milão, por 1 a 0.

Campeonatos Brasileiros
Santos: 8
Corinthians: 5

Torneio Rio-São Paulo
Santos: 5
Corinthians: 5

Copa do Brasil
Santos: 1
Corinthians: 3

Campeonato Paulista
Santos: 20
Corinthians: 19
Somando-se a fase amadora do futebol, antes de 1933, o Corinthians tem 27 títulos.

Campeonato Brasileiro da Série B
Santos: nenhum
Corinthians: 1
Detalhe: o Santos jamais disputou a Série B

Jogadores de Expressão ao longo da história
Santos: PELÉ, Carlos Alberto Torres, Zito, Clodoaldo, Edu, Coutinho, Robinho, Neymar, Ramos Delgado, Gylmar, Rodolfo Rodrigues, Mauro Ramos de Oliveira.
Corinthians: Neco, Gylmar, Luisinho, Baltazar, Sócrates, Rivelino, Marcelinho Carioca, Tevez, Emerson Sheik, Paulinho, Neto, Guerrero.

Relembremos agora um jogo decisivo do Paulistão de 1964:

E aí, dá para comparar?