Robinho apareceu de chinelos no CT Rei Pelé e já se especula se ele jogará ou não a primeira partida contra o Palmeiras, domingo, no estádio palmeirense. Não creio que ele estará cem por cento na hora do jogo, mas algo me diz que ele não ficará de fora da primeira partida da decisão.

Algo também me diz que dificilmente ele permanecerá no Santos após o Paulistão. O rico mercado norte-americano parece um caminho viável para o 7 santista. A única forma de garantir seu salário seria conseguir algum patrocínio urgentemente, mas o histórico do clube não indica que isso seja possível. Outro que deverá sair após o Paulista é Lucas Lima.

Se não dá para pagar o que pedem para renovar contrato, paciência. A vida segue e o clube precisa buscar novos reforços menos caros. Até aqui o departamento de futebol da gestão Modesto Roma, no que tange a dispensas e contratações, tem sido eficiente. Pelos nomes comentados, parece que manterá o bom desempenho.

Só acho que o interesse em um jogador não deve ser anunciado antes que o negócio se concretize, pois do contrário o Santos agirá como cantor de churrascaria, que canta para os outros comerem. Até agora não se tem uma confirmação de que Rafael Longuine, do Audax, foi mesmo contratado.

Agora se fala no interesse do jogador de meio-campo Ricardinho, 29 anos, do Ceará. Pelo estilo de jogo, creio que o Santos já se prepara para uma provável ausência de Lucas Lima no Campeonato Brasileiro. Outros bons nomes cogitados são os atacantes Lucca, do Criciúma, e Crislan, da Penapolense; o meia Alan Ruiz, do San Lorenzo; o volante Fernando Bob, da Ponte Preta, e os goleiros Roberto, do XV de Piracicaba, e Henal, do São Bento.

Clássico dos Clássicos

Assim como fiz com Celso Unzelte, dividindo a autoria do livro “O Grande Jogo”, que conta a história dos confrontos entre Santos e Corinthians, um dia farei um com o jornalista Mauro Beting, lembrando, desde o início, os duelos entre Santos e Palmeiras, que eu e o Mauro resolvemos rebatizar de “O Clássico dos Clássicos”, pois se caracteriza pela boa técnica.

Veja como joga o tal de Ricardinho:

Agora aprecie algumas jogadas de Rafael Longuine:

Até que ponto Robinho faz falta a este Santos?