Robinho
Robinho treinou com bola e jogará o clássico de domingo (Ricardo Saibun/ Santos FC)

Recuperados, Robinho, Renato e David Braz voltam ao time na semifinal contra o São Paulo, domingo, às 18h30, na Vila Belmiro. Todos os ingressos foram vendidos. Se os donos de cativas comparecerem, o Urbano Caldeira estará lotado para ver o Sansão que definirá um finalista do Campeonato Paulista.

O Santos é favorito. Menos pela comparação de jogador com jogador, mas sim pelo conjunto e pela motivação, que são fatores determinantes do sucesso de um time. O São Paulo tem um elenco mais caro, porém não tem demonstrado a mesma harmonia e eficiência do Alvinegro Praiano.

Com a confirmação de todos os titulares, o Santos deve iniciar a partida com Vladimir, Vitor Ferraz, David Braz, Werley e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho.

O São Paulo, orientado pelo interino Milton Cruz, deverá jogar com Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Dória e Reinaldo; Denilson, Hudson, Wesley, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato.

Nos últimos anos a vantagem tem sido do Santos, que invariavelmente tem pegado o São Paulo na semifinal do Paulista e derrotado o tricolor. Mas o confronto sempre é equilibrado. Se terminar em empate, a decisão para a vaga na final será por meio de disputa de pênaltis.

Na coletiva, Elano diz que quer jogar até dezembro de 2016, mas não há nada de acertado para continuar no Santos:

Rafael Longuine, uma boa aposta

Gostei da contratação de Rafael Longuine, meia-atacante que serviu o Audax neste Campeonato Paulista. O rapaz, de 24 anos, é bem rodado. Jogou até em um time austríaco entre 2011 e 2012. Até agora não defendeu nenhum grande do Brasil, mas é bom lembrar que está na idade em que a maioria dos jogadores alcançam o seu auge físico, técnico e emocional.

Gostei também das bases salariais: 40 mil no primeiro ano, 50 mil no segundo e 60 mil no terceiro. A única coisa que me incomoda é que ele vem para a posição de Lucas Lima, sinal de que será difícil manter na janela de transferência do meio do ano aquele que hoje é o melhor jogador do time e um dos melhores do Brasil.

Kleiton Lima volta, no importante Sub-23

Também aprovo a contratação de Kleiton Lima, técnico vitorioso das Sereias da Vila e da Seleção Brasileira Feminina, que agora volta com a incumbência de treinar o time Sub-23 masculino do Santos. A função é muito importante, pois Kleiton lidará com jogadores que estão no liminar do profissionalismo, ou mesmo já está passando o fio, necessitando de retoques para serem bem-sucedidos na profissão. O trabalho será difícil, meticuloso, e exigirá muito do competente Kleiton Lima. Meus votos de sucesso para ele!

Relembre este Sansão na Vila, pelo Paulistão de 2013:

Com a volta dos titulares, você acha que o Santos é favorito?