Com uma bela assistência e dois gols, o camaronês Joel fez a torcida sair mais tranqüila do Pacaembu. Se Ricardo Oliveira for mesmo para a China, o Santos já tem o seu substituto.

O Santos ganhou de 4 a 1 do Mogi Mirim, mas poderia ter feito cinco ou seis gols. Só Serginho teve duas oportunidades claras.

Por falar em Serginho, ele foi bem. Mostrou que é uma opção de chute de fora da área, criou oportunidades, deu o passe para Joel marcar o segundo gol do Santos e se entendeu bem com Lucas Lima.

O meia santista, agora de cabelo loiro, gastou a bola. Lucas Lima deu passes precisos, driblou, tabelou e chutou a gol. Novamente foi o maestro do time.

A defesa estava sólida até que, no segundo tempo, o Mogi começou a forçar as bolas nas costas de Victor Ferraz. Em uma das jogadas, Wendel aproveitou uma rebatida de Vanderlei para marcar, diminuindo para 3 a 1.

Renato voltou a fazer uma grande partida. Ao sair, foi bastante aplaudido.

As entradas de Neto Berola no lugar de Serginho, e de Patito Rodríguez no de Gabriel pioraram o time. Como repete, sabiamente, o torcedor, Berola e Patito estão fazendo hora-extra no Santos. Apesar de Berola ter sofrido o pênalti que gerou o quarto gol, de Lucas Lima.

Rafael Longuine entrou no lugar de Renato e ao menos mostrou mais atitude. Longuine merece mais oportunidades. Mas há quem diga que o rapaz precisa colocar a cabeça no lugar e ser mais aplicado.

O público pagante foi de 9.897 pessoas, com 11.371 no total. A renda foi de R$ 332.370,00. Vamos ver quanto dará de “despesas diversas”.

Alguns torcedores vieram falar comigo pedindo que o Santos reivindique, para os jogos noturnos no Pacaembu, horários tipo 20h30 ou 21 horas, para que dê tempo de saírem do trabalho. Apesar de tudo, não foi um público ruim. Como prova de que o alto preço dos ingressos afastou muita gente, o tobogã, mais barato, estava quase lotado.

Como sempre, o público no Pacaembu estava animado e repleto de mulheres e crianças. Vim andando pela Paulista, assisti na arquibancada e subi com os torcedores até o metrô. Muita alegria e muita ordem. Nenhum problema. Não sei se outras torcidas são assim, mas a do Santos é, realmente, uma torcida mais para ordeira.

Encontrei um assessor da presidência do clube e sugeri a ele que na próxima vez que o Santos jogar no Pacaembu, coloque ao menos mais dois postos de venda de ingressos: um na Zona Leste e outro na Zona Sul, de preferência na Cidade Dutra, onde tem santista a dar com pau. Agora eu penso: porque não a Zona Oeste, de tantos santistas?

Como mais uma prova de que dá para jogar bem em qualquer estádio, estes 4 a 1 foram a maior goleada e marcaram a melhor exibição do Santos, até agora, neste Campeonato Paulista.

Na verdade, analisando friamente, o Santos é um time bem montado e os jogadores que estão entrando, estão se encaixando. Lucas Veríssimo já está se entendendo com Gustavo Henrique, os laterais Victor Ferraz e Zeca têm jogador bem; Thiago Maia e Gabriel estão mais maduros; Renato e Lucas Lima subiram de nível novamente; o camaronês Joel saiu melhor do que a encomenda e Serginho está pegando confiança. Enfim, um bom time.

Santos 4 x 1 Mogi Mirim

Campeonato Paulista
Pacaembu, 25/02/2016, 19h30

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato (Rafael Longuine), Lucas Lima e Serginho (Neto Berola); Gabigol (Patito Rodríguez), e Joel. Técnico : Dorival Júnior.

Mogi Mirim: Daniel, Wendel, Renato Santos (Gustavo Costa), Bruno Costa e Bruno Teles; Gabriel Dias, Bruninho (Diego Lorenzi), Lulinha e Keké; Roni (Emerson Santos) e Léo Melo. Técnico : Toninho Cecílio.

Gols: Bruno Costa (contra), aos 26 minutos do primeiro tempo; Joel aos 6 e aos 29, Wendel aos 38 e Lucas Lima, de pênalti, aos 46 do segundo.

Arbitragem : Alessandro Darcie, auxiliado por Danilo Ricardo Manis e Renata Ruel Xavier (boa, sem falhas graves, a não ser deixar o time do Interior fazer algumas faltas feias sem receber amarelo).

Cartões amarelos : Gustavo Henrique (Santos), Renato Santos, Gabriel Dias, Bruno Teles e Lulinha (Mogi).

E você, o que achou de Santos 4 x 1 Mogi Mirim?