Time do Esporte Interativo já tem 7!
O Joinville acaba de anunciar que fechou com o Esporte Interativo. Até agora, sete clubes já assinaram com o canal: quatro da Série B e três da Série A. Da Série B são Bahia, Ceará, Paysandu e Joinville; da Série A, Santos, Internacional e Atlético Paranaense. Outros clubes, como Ponte Preta, Coritiba, Santa Cruz e Sampaio Corrêa, entre outros, estão próximos de seguir o mesmo caminho.

Hoje às 19h30 Santos ataca o XV com Joel

Nesta terça-feira, às 19h30, com Joel no lugar de Ricardo Oliveira e a volta de Lucas Lima, em partida antecipada da décima-primeira rodada do Campeonato Paulista, o Santos vai a Piracicaba enfrentar o XV no tradicional estádio Barão de Serra Negra (inaugurado em 1965 e com capacidade para 18 mil pessoas).

Enquanto o Alvinegro Praiano vem de duas vitórias – 2 a 0 no alvinegro de Itaquera e 1 a 0 no Água Santa – o XV foi goleado em sua última partida, em casa, para o Ituano, por 4 a 1. Com 11 pontos ganhos, o XV é o terceiro colocado do Grupo C e está entre a cruz e a espada: perto de uma vaga para a fase seguinte, mas apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, que este ano decretará o descenso de seis equipes.

Treinado pelo ex-santista Narciso, o XV espera surpreender o Santos. Narciso lembrou que em 2014, quando treinava a Penapolense, venceu o Santos por 4 a 1 na fase inicial do Paulista e depois estava vencendo na Vila Belmiro, por 1 a 0 e 2 a 1, quando sofreu a virada, por 3 a 2. O desespero do XV exige cuidados, até porque, como estamos carecas de saber, todo jogo fora de casa tem se transformado em um martírio para os santistas.

Porém, o Santos estará mais forte, no papel, do que aquele que enfrentou o Água Santa, no sábado. O retorno de Lucas Lima garante equilíbrio e posse de bola ao meio-campo, e, na frente, o camaronês Joel tem jogado tão bem como Ricardo Oliveira.

Pelos meus cálculos, o zagueiro David Braz já deveria ter voltado, pois há três semanas me disse que já estava começando a treinar. De qualquer forma, Dorival manterá o jovem Lucas Veríssimo na zaga, e o garoto até que está melhorando.

Piracicaba é a cidade natal do grande Coutinho, o melhor centroavante da história do Santos e um dos melhores que o Brasil já teve. Escolhi, acima, cenas do lendário jogo acima para mostrar a dupla Pelé-Coutinho no auge, atuando contra o XV, no estádio da rua Regente Feijó, em Piracicaba. Nessa partida, o Santos terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 1 e a torcida local provocou Pelé. Porém, mais uma vez o Rei respondeu com uma de suas grandes atuações. Coutinho também estava inspirado.

O XV de Piracicaba deverá jogar com Bruno Brígido; Daniel Damião, Fábio Sanches, Oswaldo e Thiago Carleto; Magal, Clayton, Henrique Santos (Léo Salino ou Adriano Ferreira) e Gérson Magrão; Fabinho e Rivaldinho (Rodrigo Silva).

O Santos, que é o favorito e tem tudo para conseguir a vitória, deverá iniciar a partida com Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Serginho e Lucas Lima; Gabriel e Joel.

Arbitragem será de Alessandro Darcie, auxiliado por Mauro André de Freitas e Evandro de Melo Lima. Confesso que não tenho maiores referências sobre esses senhores. Só espero que atuem bem e não sejam caseiros.

E você, o que espera do Santos, logo mais, em Piracicaba?

PROPOSTAS JUSTAS GANHAM ASAS


Esse jogão você só vai ver no Esporte Interativo.

Já eram quase duas e meia da madrugada quando fui checar se havia algum comentário para ser liberado e me deparei com a informação do dEEpOO de que o Internacional fechou com o Esporte Interativo por dois anos. Excelente! É mais um supercampeão que se junta ao Santos. Se me lembro bem, o time dos que estarão com o Esporte Interativo a partir de 2019 já conta com Santos, Bahia, Atlético Paranaense, Ceará, Paysandu e Internacional. Parece que a Ponte Preta também está fechando. Isso prova que uma proposta justa sempre ganha asas.

Quando começamos a criticar a metodologia de divisão de cotas praticada pela Rede Globo, houve quem ironizasse, dissesse que um pequeno blog, dedicado aos santistas, jamais poderia enfrentar a rede de televisão mais poderosa do País. Evidente que não, mas a ideia, justa, estava lançada, e logo ganhou mais e mais adeptos.

Aos poucos, ficou evidente que o descontentamento pela Espanholização engendrada pela tevê carioca ia muito além da comunidade santista. Torcedores de muitos outros clubes passaram a perceber claramente os privilégios reservados a apenas dois times, e a revolta foi ganhando força. Assim, o terreno se tornou propício para a investida do Esporte Interativo, que se aproveitou do alto índice de rejeição da Globo para entrar em um mercado antes considerado impenetrável.

Não sabemos quantos clubes mais farão parte desse grupo de pioneiros que está ousando fugir do lugar-comum, mas não há dúvida de que o apoio do Internacional – também campeão da Copa Libertadores e do Mundo, como o Santos – dará mais peso ao time dos “Interativos”.

Essa competição será saudável, democrática e altamente positiva para o futebol brasileiro. Talvez haja alguma confusão no começo, porém os clubes e as tevês terão de se acertar, pois o futebol ainda é uma espetáculo bem atraente para ser tratado com tanto descaso e despotismo, como vinha sendo.

Estou certo de que a enorme resposta positiva dos torcedores, pelas redes sociais, contribuiu para convencer esses clubes de que assinar com o Esporte Interativo significa tomar o caminho certo para fugir da Espanholização e trazer de volta a sagrada competitividade ao futebol brasileiro.

Parabéns a todos que se empenharam e estão se empenhando para apoiar os clubes que já assinaram e também convencer outras agremiações a tomarem o caminho da Meritocracia, o único que pode salvar o nosso futebol.

E você, o que acha disso?