Como se sabe, sou dos que vivem procurando documentos, escritos ou visuais, sobre a rica história do Santos. Um dos fundadores da Assophis, a Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos, hoje presidida por Wesley Miranda, adoro a pesquisa e admiro meus colegas fuçadores do passado. Porém, até ontem, só tínhamos a foto, mas não encontrávamos o gol de Toninho Guerreiro sobre a Internazionale, em Milão, que em 24 de junho de 1969 deu ao Santos a vitória por 1 a 0 e o precioso título da Recopa Mundial de 1968, o terceiro título mundial do Alvinegro Praiano.

Digo até ontem porque o gol, finalmente, foi encontrado. Está em um vídeo estrangeiro com várias assistências de Pelé. A cena, curta, dura poucos segundos. O Rei cobra a falta, aos 12 minutos do segundo tempo, e Toninho entra como um raio para pegar o rebote do goleiro Bordon e estufar as redes. O ponta-esquerda Abel abre os braços para o centroavante. Um momento que calou as 44 mil pessoas no estádio da Inter, mas alegrou santistas e apreciadores do futebol bonito de todo o mundo.

Devemos agradecer o achado desse gol à paciência, conhecimento e perspicácia do santista Roberto Dias Alvares, que, como se fosse a coisa mais natural do mundo, me enviou o seguinte e-mail:

Caro amigo Odir, boa noite.

Sempre que posso, procuro vídeos do Santos da década de 60 para ver alguns jogos e gols daquele time mágico.
Vendo os vídeos que tratam da Recopa Mundial do Santos de 1968, disputada em 1969, existe apenas uma foto com Toninho Guerreiro completando no rebote do goleiro.
Pois bem. Ontem, baixando vídeos sobre Pelé me deparei com um intitulado Pelé 90 Extra Assists. Neste vídeo, entre os minutos 9:00 e 9:05, tem esse gol.
Eu tenho certeza absoluta que é.
Atrás do gol existem placas de publicidade com nomes de produtos italianos o que vem reforçar que se trata de uma partida na Itália. O que me deixa feliz é que se confirmado que o gol seja da Recopa Mundial é um resgate de mais um pedacinho da história gloriosa do nosso querido Santos FC.
Grato
Roberto Dias Alvares

Nós é que agradecemos, Roberto. Parabéns! Forte abraço, meu caro. Abaixo, o vídeo em questão. O lance está na marca de 9min01s. Note, ainda, vendo esses lances, como Pelé, além dos 1.282 gols gols que fez, proporcionou muitos mais a seus companheiros, com assistências perfeitas, geniais.

E você, também já achou informações e cenas inéditas da história do Santos?

Clique aqui para comprar o livro Time dos Sonhos, a Bíblia do Santista, e ganhar mais um exemplar de graça, ou um Dossiê, além das versões eletrônicas dos livros Donos da Terra, Ser Santista e Pedrinho escolheu um time, frete pago e dedicatória exclusiva. Tudo isso só por R$ 68,00 e ainda dá pra parcelar. Clique já! Promoção vai até dia 9 de outubro!