Minha consciência e a consciência de muitos conselheiros impediram que votássemos a favor do orçamento para 2017 apresentado pela diretoria do Santos e aprovado pelo conselho fiscal do clube. Como, em um ano de Copa Libertadores que durará quase toda a temporada, é possível aprovar um orçamento que prevê a venda maciça de jogadores e uma verba de apenas 6,4 milhões de reais para novas contratações?

Na verdade, o orçamento prevê a arrecadação de 92 milhões de reais com a venda de jogadores. Mas por que 92 milhões e não 90, ou 100? Ninguém soube responder esta ou outras indagações. Ficou a certeza de que os números foram jogados aleatoriamente para a conta fechar no final. A única certeza é que o time perderá jogadores importantes e não haverá dinheiro para repô-los. E isso em um ano em que a Libertadores durará quase toda a temporada. Ou seja: planejamento zero.

Outro fator que chamou a atenção dos conselheiros atentos é a verba desmedida que se gastará com o marketing. Neste ano foram 5,185 milhões, em 2017 será 21,890 milhões! Ninguém entendeu por que o departamento de marketing do Santos, tão pouco produtivo, precisará dessa fortuna no ano vindouro. Como ninguém na presidência, diretoria ou comitê gestor estava presente, discutiram-se conjecturas. Em off, algumas pessoas de Santos nos disseram que a verba será usada para melhorar a imagem de Modesto Roma, que tentará a reeleição no final de 2017.

Como reservar 21,890 milhões de reais para o marketing e apenas 6,4 milhões para a contratação de jogadores? Qual é a lógica em diminuir o investimento no futebol de base (16,104 para 14,842 milhões) e quase dobrar o do futebol feminino (2,3 para 4,3 milhões)? Por que também quase duplicar a despesa com o departamento jurídico (2,629 milhões para 4,699 milhões)?

Enfim, esse inacreditável orçamento, que o conselheiro Fábio Gonzalez definiu como “uma peça de fantasia”, que prevê um ano difícil para o Santos em 2017, justo o ano em que o time poderia lutar pelo seu quatro título de Libertadores, foi aprovado por uma maioria apertada, graças aos votos de conselheiros da chapa da situação e de outros que só aparecem em algumas assembleias.

Mas não me pergunte sobre as reações ou falas de Roma na reunião do Conselho Deliberativo, pois nem ele, nem alguém de sua diretoria ou do comitê gestor estiveram presentes. Por outro lado, Marcelo Teixeira e membros de sua família se fizeram representar, o que sempre atrai conselheiros locais que não costumam comparecer às reuniões. Há em Santos a crença de que o apoio de Teixeira decidirá também a próxima eleição no clube, apesar da péssima administração de Modesto Roma. Isso, porém, só o tempo dirá.

Para muitos foi uma sorte que os conselheiros da Portuguesa Santista tenham votado unanimemente contra o projeto da areninha que Modesto Roma insistia em levar adiante. O bom senso dos conselheiros do clube vizinho impediu que o Alvinegro Praiano entrasse em mais uma enorme esparrela, similar à do Parque Balneário. Roma reagiu com irritação ao veto do consciente conselho deliberativo da Briosa e agora não cumprirá a promessa de emprestar dez jogadores para o coirmão.

Outro fato que causou constrangimento é a história de que o acordo para o Santos ter um ônibus da Volvo incluirá carros de luxo para o presidente, o vice, membros da diretoria e do marketing do clube. Pelo trabalho que todos vêm fazendo, deveriam andar de patinete.

Ocorre que há quem queira servir ao Santos, mas há também, e talvez sejam maioria, os que só desejam se servir do clube. Sabem muito bem que o Santos só é grande, só recebe uma grande verba da tevê, porque tem torcedores em todo o País e é uma atração nacional, mas agem como se ele fosse um time de várzea da Vila Belmiro e não devessem satisfações a ninguém.

Independente e corajosa, como sempre, a conselheira Neli Faria criticou a explanação de José Carlos Brunoro em assembleia do CD no mês passado, quando, infelizmente, eu estava em viagem de férias e não pude rebatê-lo. Brunoro teria dito que o Santos tem uma torcida de velhos e é a décima do Brasil, e ainda foi aplaudido. Brincadeira. Ele não deve assistir aos jogos do time no Pacaembu, em que crianças e jovens são 80% do público. E décima torcida o catso. O Santos tem a sexta ou sétima. Mas é preciso sair da Vila Belmiro para conhecer a verdadeira dimensão da torcida santista.

Ah, uma notícia boa: os representantes da pujante Embaixada do Santos em São José do Rio Preto – e Branco – apresentaram-se no Conselho Deliberativo e conseguiram a unanimidade de serem aplaudidos por todos. Os rapazes são um exemplo de organização e do muito que pode ser feito se o clube não atrapalhar na organização de seus sócios e torcedores. Quem é da região e quiser fazer parte da Embaixada de São José do Rio Preto, é só entrar aqui:

Faça parte da embaixada

Envie sua sugestão Por um Santos melhor
Na última coisa em que muitos políticos profissionais do futebol pensam é na vontade dos sócios e torcedores de um clube. Mas vamos fazer diferente. Vamos criar um programa administrativo baseado na vontade dos santistas e não impor a todos um projeto saído da cabeça de meia dúzia, como tem acontecido. Envie sua sugestão Por um Santos melhor pela caixa de comentários deste blog ou pelo e-mail blogdoodir@blogdoodir.com.br

Promoção de livros neste Natal/ Fim de ano. Aproveite!

Livro é um presente duradouro. Pense nisso antes de presentear neste final de ano. Atente para as promoções de livros do Blog do Odir até meia-noite do dia 31 deste mês.

Time dos Sonhos: Você compra apenas um exemplar, mas recebe dois, sem despesa de correio, mais as versões eletrônicas dos livros Donos da Terra, Ser Santista e Pedrinho escolheu um time.

Após fechar a compra, peça dedicatórias para os dois exemplares de Time dos Sonhos pelo e-mail blogdoodir@blogdoodir.com.br

Por tudo isso você vai pagar apenas 68 reais.

Como proceder: clique em Comprar Livros, no alto da home deste blog, e compre apenas um exemplar de Time dos Sonhos. Os outros eu envio para você.

Dossiê Unificação dos títulos brasileiros: Compre apenas um exemplar, por 38 reais, mais as despesas de correio que o Pagseguro calcula logo que você inserir o número do seu CEP, e eu enviarei dois exemplares para você. Para pedir as dedicatórias, é só enviar e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br

Segundo Tempo, de Ídolo a Mito: Até 31 de dezembro esta obra-prima poderá ser adquirida na Livraria deste blog por apenas 49 reais, mais as despesas de correio. Conheça a vida de Pelé de um ângulo que você nunca viu antes. O livro irá com uma dedicatória do autor para o comprador. Se quiser uma dedicatória para outra pessoa, é só enviar e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br

Leia O barqueiro de Paraty, uma história de virtude e amizade que pode mudar sua vida. Mas se vida simples e os ensinamentos do filósofo Epiteto não lhe interessam, compre para sua mulher, mãe, ou filha, pois estou certo de que elas gostarão.

Na livraria deste blog a versão em papel de O barqueiro de Paraty está esgotada. Mas é possível adquiri-lo em Ebook, na Amazon, por apenas R$ 10,21 (abaixei um pouco mais o preço). Essa história, um tanto autobiográfica, é um ótimo presente para quem quer aprender mais sobre a essência da vida simples e a filosofia de Epiteto. No link abaixo é possível ler o primeiro capítulo. Experimente…

Clique aqui para entrar na Amazon, ler uma parte do livro “O barqueiro de Paraty” e, se gostar, adquiri-lo por apenas R$ 15,64.

dossie - livro
O Santos não conseguiu, mas o Palmeiras é eneacampeão brasileiro, sim.

Se quiser saber porquê, aproveite a Promoção de Natal e adquira o Dossiê Unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959.

Na compra de um exemplar, por apenas 38 reais, eu envio o segundo exemplar de presente para você. Logo que comprar, envie e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br e diga para quem quer as dedicatórias.

Clique aqui para garantir o seu Dossiê e o presente de Natal do seu amigo santista, palmeirense, botafoguense, ou torcedor do Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

O futuro do Pacaembu
Participei do programa Diálogo SP, da TV Câmara, apresentado pelo jornalista Gilberto Nascimento, sobre o futuro do estádio do Pacaembu. Participou também o colega Ubiratan Leal, da ESPN. Assista-o:

A promoção do livro Time dos Sonhos continua
Pelé dormindo com os livros Time dos Sonhos
Com apenas 68 reais você adquire um exemplar do livro Time dos Sonhos, a Bíblia do Santista, mas recebe dois, sem despesas de correio, tem direito a dedicatórias em cada um deles (basta enviar e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br e dizer para quem quer as dedicatórias) e ainda recebe, por e-mail, as versões eletrônicas dos livros Donos da Terra, Ser Santista e Pedrinho escolheu um time.
Já tem o livro? Então compre para os amigos. Uma obra com preciosas 535 páginas sobre a rica história do Santos é um presente para toda a vida, você sabe.

Clique aqui para comprar um exemplar do livro Time dos Sonhos e ganhar mais um, com dedicatórias exclusivas e mais as versões eletrônicas de Donos da Terra, Ser Santista e Pedrinho escolheu um time.Tudo por 68 reais, e ainda dá para parcelar!

Estou esperando sua sugestão Por um Santos melhor