Parei logo no início, quando o presidente disse que não tinha recebido o parecer do Conselho Fiscal… Como assim?! Se nós, conselheiros, tínhamos recebido o parecer com dois dias de antecedência e estávamos na assembleia para ouvir o que o presidente tinha a dizer sobre os 43 milhões de reais de déficit no primeiro semestre, entre outras informações preocupantes para as finanças do Santos, como justo ele, o maior responsável pelos destinos do clube, dizia não ter lido o parecer antes de ser sabatinado por nós, do Conselho Deliberativo?!

Perguntei a um conselheiro advogado o que ocorreria no mundo corporativo se um presidente fosse a uma assembleia especialmente para a analisar o relatório do conselho fiscal, mas não tivesse lido o dito cujo.

– Demissão sumária – foi a rápida resposta.

Mas Modesto Roma tem uma confiança admirável no poder de seu discurso monótono, sempre pontilhado por longos hiatos que os presentes vão preenchendo como querem. Com aparente calma, esboçando alguns sorrisos amarelos, ele explicou os 43 milhões de déficit dizendo que o primeiro semestre foi dedicado ao futebol e por isso o clube não vendeu o passe de nenhum jogador.

Opa, mas Thiago Maia foi vendido para o Lille, da França, em 15 de julho, 11 dias antes de o Santos enfrentar o Flamengo, na Vila, pela Copa do Brasil, e bem antes de eliminar o Atlético Paranaense pela Copa Libertadores (vendido em uma negociação estranha, em que os empresários ganharam 18%, ou 9,4 milhões).

Se o Santos só vai equilibrar suas finanças quando vender seus jogadores, o que ocorrerá no dia em que não tiver mais jogadores valorizados para vender? E quando ele poderá novamente ter um time forte, se para sobreviver terá de se desfazer de seus craques?

Bem, não espere coerência nas respostas de Roma. Houve até um momento em que ele foi desmentido pelo conselheiro Rodrigo Marino, que o acompanhou na viagem a Milão. O presidente tentava explicar por que fez um acordo verbal com Robinho para pagar um milhão de reais ao jogador e emendou a história de quando foi à Itália. Citou Rodrigo Marino, que o acompanhou, mas na mesma hora o conselheiro corrigiu, em altos brados, dizendo que a história não tinha sido exatamente daquela maneira.

Como se sabe, Roma foi a Milão dizendo que iria conseguir a liberação de Robinho do Milan, mas quando chegou lá descobriu que o jogador já tinha sido liberado. Então, visitou a Kappa, hoje parceira do clube em mais um nebuloso acordo de fabricação do uniforme.

A base está indo embora

Pela primeira vez o presidente foi vaiado enquanto falava no Conselho Deliberativo. Mesmo conselheiros que antes o apoiavam, agora parecem indiferentes, ou críticos, em um sinal claro de que Marcelo Teixeira não está convicto de que deva apoiar novamente Modesto Roma. Um desses conselheiros, mais velho, com muitas passagens pelo clube, confidenciou-me enquanto eu esperava a vez para falar:

– O Rominha me decepcionou.

Trata-se um conselheiro ligado a Marcelo Teixeira, que se entregava à defesa de Roma com unhas e dentes, a ponto de um dia recolher a mão que já ia me cumprimentar. Quem criticasse o presidente era tratado como inimigo. Agora, porém, ele e muitos outros marcelistas não querem mais Rominha no poder. Não só pela gestão temerária, mas pela vaidade que está acometendo o mandatário. Dizem que Rominha chegou a dizer que sua família é mais importante para o Santos do que a de Teixeira. Isso desgostou definitivamente MT e os seus.

De discursos, réplicas e fofocas, o sentimento que sobrou da assembleia foi o de profunda decepção. A falta de planejamento dessa gestão é assustadora. O Santos ainda está flutuando por milagre. Os violinos continuam tocando, mas os porões do navio já estão totalmente alagados e a água continua subindo…

AJUDE O GRANDE LIVRO DO SANTOS A NASCER

Felizmente a Kickante entendeu a importância do livro “Santos FC, o maior espetáculo da Terra” e nos deu mais um mês de campanha de pré-financiamento para lançar esta que é uma das obras mais impactantes da história do Santos e do futebol. Agora faltam apenas 15 dias para o encerramento do prazo final. Se você ainda não participou, participe.

Da meta de R$ 48 mil, suficiente para cobrir os custos gráficos da impressão de dois mil exemplares, passamos da metade. Há muitas formas de recompensa para quem participar da campanha. Desde doar 10 reais, até comprar uma cota de patrocínio por 15 mil reais, que dá direito a 100 exemplares, 30 convites para a festa de lançamento, ter o logotipo da empresa impresso no livro e ser divulgado pela assessoria de imprensa.

O livro se baseia na ampla pesquisa de Marcelo Fernandes, um santista que mora em Luxemburgo, e em alguma pesquisa e texto meus. Só digo uma coisa e depois me cobrem: quem não participar, vai se arrepender. Esse livro ficará marcado na história do Santos e da literatura mundial do futebol.

Agora assista a este filme inglês e não se emocione, se puder:

Clique aqui para garantir o seu exemplar e ajudar no lançamento do livro único SANTOS FC, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.

No meu aniversário, quem ganha o presente é você

Atenção: Os preços promocionais da Livraria do Blog do Odir vão até o meio-dia de segunda-feira, 2 de outubro. Depois o estoque será zerado para balanço. Livraria só será reaberta em 18 de outubro. Aproveite para comprar agora!

Setembro é mês do meu aniversário e resolvi comemorar com os frequentadores deste espaço promovendo uma oferta inédita das obras expostas na Livraria do Blog.

time-dossie ok

Para atender aos pedidos dos santistas das embaixadas e demais grupos de torcedores espalhados pelo País, criei preços especiais também para a compra de três, quatro e cinco exemplares, tanto do Dossiê de Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, como do Time dos Sonhos.

Neste mês, três exemplares desses dois livros sairão por 75 reais, quatro por 85 e cinco por 95 reais. E todos os pedidos com frete grátis e dedicatórias exclusivas. Faça as contas e veja que não dá para perder. É a oportunidade de presentear os amigos ou já guardar para o Natal.

E caso alguém queira uma quantidade maior do que cinco exemplares, é só enviar e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br que estudaremos as melhores condições possíveis. O interesse, como sempre, é ver o santista e conhecendo a rica história do clube, elemento fundamental no fortalecimento da marca Santos.

Clique aqui para entrar na Livraria do Blog e conferir todas as ofertas

Todos os PDFs a R$ 1,00

O sistema da loja do blog não permite que se distribua livros sem nenhum pagamento. Então, coloquei o preço de todos os PDFs a apenas um real. Isso mesmo. Qualquer PDF, neste mês de setembro, custará apenas um real.
Comprar com cartão, de débito ou crédito, é totalmente confiável pelo sistema do PagSeguro, mas se quiser pode escolher por boleto ou mesmo fazer depósito bancário (nesse último caso, informe-se pelo e-mail blogdoodir@blogdoodir.com.br

Dentre os PFDs, há quatro livros que falam do Alvinegro Praiano

– Donos da Terra, a história do primeiro título mundial do Santos
Clique aqui para comprar Donos da Terra
– Na Raça!, a história do primeiro clube bicampeão mundial
Clique aqui para comprar Na Raça!
– Ser Santista, um orgulho que nem todos podem ter – Artigos selecionados que mostram várias aspectos da grandeza santista
Clique aqui para comprar Ser Santista
– Pedrinho escolheu um time – A aventura de um garoto paulistano que quer escolher um time para torcer.
Clique aqui para comprar Pedrinho escolheu um time

Há mais três histórias infanto-juvenis

– Pedrinho no Descobrimento do Brasil – Um buraco no tempo leva Pedrinho ao momento em que o Brasil está sendo descoberto pela esquadra de Cabral. Para crianças e adolescentes que gostam de História.
Clique aqui para comprar Pedrinho no Descobrimento do Brasil
– O Diário de Kimmy, uma garota inuit – O dia a dia de uma menina que vive no Alasca, entre as tradições de seu povo e os perigos dos tempos atuais.
Clique aqui para comprar O Diário de Kimmy
O Reino do Pum – A caso insólito do pobre e mal cheiroso reino onde viviam o pequeno Sidney e seu avó Felisberto.
Clique aqui para comprar O Reino do Pum

E uma ficção para adultos

– Morte.Net – Romance impróprio para menores, de Caio Morelli, que fala de pessoas que buscam a felicidade nos encontros fortuitos da Internet.
Clique aqui para comprar Morte.Net

Se tiver qualquer dificuldade para comprar os livros pelo Pagseguro, envie e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br que eu resolvo.

A grana está curta? Momentaneamente está desempregado? Mas gostaria de ler alguns livros em PDF expostos na livraria deste blog? Mande-me um e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br que neste setembro eu os envio de presente para você.