O Santos vence por 1 a 0, golaço de Bruno Henrique após uma linha de passe na área do Barcelona de Guayaquil aos 55 segundos do segundo tempo. Aos 17m55 Lucas Lima puxa o contra-ataque. Tem a opção de passe à direita e à esquerda, mas prefere carregar a bola, sofre a falta e cai com a mão na coxa direita. Após a partida dirá que sentiu o músculo da coxa embolar e culpará a viagem “desumana” de 16 horas até Guayaquil pela sua contusão. O Barcelona empataria aos 33m39, com Jonatan Alves, de cabeça, aproveitando um escanteio, e o resultado ficaria assim. Apesar de tudo, o Santos volta invicto do Equador e na semana que vem o empate de 0 a 0 o levará para a sua nona semifinal da Copa Libertadores.

O jogo mostrou a dramática falta de opção do técnico Levir Culpi, que não tinha à disposição reservas à altura dos titulares. Não fosse a boa atuação do goleiro Vanderlei, dos zagueiros Lucas Veríssimo e David Braz, do volante Alison e do atacante Bruno Henrique, e o time teria perdido a invencibilidade diante do aguerrido e incansável time do Barcelona.

Na verdade, mesmo os jogadores não citados se empenharam bastante e foi essa entrega que impediu a vitória do rival. Obrigados a se concentrar na marcação, os laterais Victor Ferraz e Zeca pouco fizeram, assim como o meio campo Renato. No ataque, Thiago Ribeiro nada fez e Ricardo Oliveira teve um pouco mais de presença, porém não chegou a se destacar. Quanto a Lucas Lima, é o mais habilidoso da equipe, mas se soltasse mais a bola evitaria muitos choques e talvez não tivesse se machucado.

De qualquer forma, o empate por 1 a 1 foi um ótimo resultado e deixa a decisão da vaga para o encontro na Vila Belmiro. Não se pode subestimar esse atlético time equatoriano, mas diante de sua torcida o Santos será favorito, mesmo sem Lucas Lima, que talvez fique fora da equipe por mais de uma semana.

15 minutos de bom futebol

Com exceção de um período de 15 minutos, entre as marcas de 20 a 35 minutos do primeiro tempo, em que conseguiu equilibrar a partida e tocar a bola no campo do adversário, o Santos cedeu a posse de bola e foi pressionado pelo Barcelona, em Guayaquil.

O time equatoriano começou atacando e o Santos mal teve tempo de respirar entre uma jogada e outra. Aos seis minutos o quique da bola enganou David Braz, que permitiu a Jonathan Alves girar e bater cara a cara com Vanderlei, que fez a melhor defesa da primeira etapa.

Aos 13m40 Marcos Caicedo passou como uma flecha por Victor Ferraz e o lance acabou em escanteio. Aos 15 minutos o time da casa já tinha cobrado três escanteios, contra nenhum do Santos.

A primeira boa chance santista ocorreu aos 15m40. Em um bom contra-ataque, Zeca telegrafou o passe para Ricardo Oliveira, na esquerda, e o lance acabou interceptado pela defesa, terminando em escanteio.
A partir dos 20 minutos o Santos passou a ficar mais tempo com a bola, diante de um adversário que parecia tomar fôlego após o entusiasmo inicial. Nesse período o Barcelona pareceu perder a tranquilidade e dois de seus jogadores receberam cartões amarelos.

Mas o Barcelona voltou a pressionar a partir dos 35 minutos e se manteve no ataque até o final da primeira etapa, sem criar nenhuma chance clara de gol, entretanto. Dos santistas, os destaques no primeiro tempo foram Vanderlei, os zagueiros Lucas Veríssimo e David Braz, os meio-campistas Alison, Renato e Lucas Lima e o atacante Bruno Henrique. Ricardo Oliveira ao menos lutava. O mais fraco do time foi Thiago Ribeiro, que não conseguiu dar sequência às jogadas.

Santos melhor, até a saída de Lucas Lima

O belo gol de Bruno Henrique, com menos de um minuto de jogo, e o consequente nervosismo do Barcelona deu a impressão de que o Santos definiria a classificação na segunda etapa.

Aos 10 minutos Aimar levou o terceiro cartão amarelo de seu time. O Barcelona ainda atacava, mas sem convicção. Um contra-ataque bem encaixado definiria a vitória santista. Mas Lucas Lima saiu, machucado, aos 19m37, substituído por Jean Mota, e o Santos perdeu seu grande articulador.

Aos 33m39, após um escanteio, Jonatan Alves subiu mais do que Bruno Henrique, que o marcava, e fez, de cabeça, o gol de empate do Barcelona. A partir daí virou um jogo de ataque contra defesa. Aos 40 minutos Vanderlei defendeu um chute à queima roupa de Castilho, aos 45m40 David Braz colocou para escanteio em outra chance de ouro para o Barcelona.

Antes do final, como era de se esperar, Vanderlei levou o cartão amarelo por fazer cera na hora de bater o rito de meta. O empate de 1 a 1 foi ótimo, mas de voltar a jogar assim na Vila Belmiro, o Santos poderá ter uma péssima surpresa na próxima quarta-feira. O jeito será mesmo poupar alguns titulares na partida de fim de semana contra o Botafogo. Quem sabe alguns reservas não aproveitam a chance.

Voos de São Paulo para Guayaquil

Há uma empresa panamenha que já opera voos do aeroporto de Guarulhos para Guayaquil. Segue o link:

Clique aqui para saber como chegar a Guayaquil, de São Paulo, em bem menos do que 16 horas. .

Felizmente a Kickante entendeu a importância do livro “Santos FC, o maior espetáculo da Terra, e nos deu mais 31 dias de campanha de pré-financiamento para lançar esta que é uma das obras mais importantes da história do Santos e do futebol.

Da meta de R$ 48 mil, suficiente para cobrir os custos gráficos da impressão de dois mil exemplares, estamos na metade. Há muitas formas de recompensa para quem participar da campanha. Desde doar 10 reais, até comprar uma cota de patrocínio por 15 mil reais, que dá direito a 100 exemplares, 30 convites para a festa de lançamento, ter o logotipo da empresa impresso no livro e ser divulgado pela assessoria de imprensa.

O livro se baseia na ampla pesquisa de Marcelo Fernandes, um santista que mora em Luxemburgo, e em alguma pesquisa e texto meus. Só digo uma coisa e depois me cobrem: quem não participar, vai se arrepender. Esse livro ficará marcado na história do Santos e na literatura mundial do futebol.

Clique aqui para garantir o seu exemplar e ajudar no lançamento do livro único SANTOS FC, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.

No meu aniversário, quem ganha o presente é você

Setembro é mês do meu aniversário e resolvi comemorar com os frequentadores deste espaço promovendo uma oferta inédita das obras expostas na Livraria do Blog.

time-dossie ok

Para atender aos pedidos dos santistas das embaixadas e demais grupos de torcedores espalhados pelo País, criei preços especiais também para a compra de três, quatro e cinco exemplares, tanto do Dossiê de Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, como do Time dos Sonhos.

Neste mês, três exemplares desses dois livros sairão por 75 reais, quatro por 85 e cinco por 95 reais. E todos os pedidos com frete grátis e dedicatórias exclusivas. Faça as contas e veja que não dá para perder. É a oportunidade de presentear os amigos ou já guardar para o Natal.

E caso alguém queira uma quantidade maior do que cinco exemplares, é só enviar e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br que estudaremos as melhores condições possíveis. O interesse, como sempre, é ver o santista e conhecendo a rica história do clube, elemento fundamental no fortalecimento da marca Santos.

Clique aqui para entrar na Livraria do Blog e conferir todas as ofertas

Todos os PDFs a R$ 1,00

O sistema da loja do blog não permite que se distribua livros sem nenhum pagamento. Então, coloquei o preço de todos os PDFs a apenas um real. Isso mesmo. Qualquer PDF, neste mês de setembro, custará apenas um real.
Comprar com cartão, de débito ou crédito, é totalmente confiável pelo sistema do PagSeguro, mas se quiser pode escolher por boleto ou mesmo fazer depósito bancário (nesse último caso, informe-se pelo e-mail blogdoodir@blogdoodir.com.br

Dentre os PFDs, há quatro livros que falam do Alvinegro Praiano

– Donos da Terra, a história do primeiro título mundial do Santos
Clique aqui para comprar Donos da Terra
– Na Raça!, a história do primeiro clube bicampeão mundial
Clique aqui para comprar Na Raça!
– Ser Santista, um orgulho que nem todos podem ter – Artigos selecionados que mostram várias aspectos da grandeza santista
Clique aqui para comprar Ser Santista
– Pedrinho escolheu um time – A aventura de um garoto paulistano que quer escolher um time para torcer.
Clique aqui para comprar Pedrinho escolheu um time

Há mais três histórias infanto-juvenis

– Pedrinho no Descobrimento do Brasil – Um buraco no tempo leva Pedrinho ao momento em que o Brasil está sendo descoberto pela esquadra de Cabral. Para crianças e adolescentes que gostam de História.
Clique aqui para comprar Pedrinho no Descobrimento do Brasil
– O Diário de Kimmy, uma garota inuit – O dia a dia de uma menina que vive no Alasca, entre as tradições de seu povo e os perigos dos tempos atuais.
Clique aqui para comprar O Diário de Kimmy
O Reino do Pum – A caso insólito do pobre e mal cheiroso reino onde viviam o pequeno Sidney e seu avó Felisberto.
Clique aqui para comprar O Reino do Pum

E uma ficção para adultos

– Morte.Net – Romance impróprio para menores, de Caio Morelli, que fala de pessoas que buscam a felicidade nos encontros fortuitos da Internet.
Clique aqui para comprar Morte.Net

A grana está curta? Momentaneamente está desempregado? Mas gostaria de ler alguns livros em PDF expostos na livraria deste blog? Mande-me um e-mail para blogdoodir@blogdoodir.com.br que neste setembro eu os envio de presente para você.