Com duas falhas do goleiro do Flamengo e boas atuações de Vanderlei, Alison e Bruno Henrique, o Santos venceu o Flamengo por 2 a 1 e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018. Mas o time não jogou bem e foi dominado. Parecia que o Flamengo é que tinha folgado a semana inteira.

Como ganhar esse ponto

Meus amigos e minhas amigas, o Santos enfrenta o Flamengo na Ilha do Urubu e precisa apenas de um ponto para garantir seu lugar na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018. Dessa vez o Alvinegro descansou durante a semana, enquanto o adversário se envolveu, há três dias em uma batalha renhida pela semifinal da Copa Sul-americana. Se conseguir empreender um ritmo intenso à partida, a tendência é a de que o rubro-negro canse antes.

O problema é que a gente nunca sabe como o Santos vai jogar, principalmente em partidas no campo do adversário. Se começar recuado, dando campo ao Flamengo, permitirá que o time de carioca toque a bola, fazendo os santistas correrem. Então, mesmo fora de casa, quem precisa acelerar o jogo é o Santos. Sei, porém, que há bons argumentos ao contrário.

Se é o Flamengo que precisará da vitória para buscar, na última rodada, a classificação direta para a Libertadores, então o Santos deveria se fechar bem e partir em rápidos contra-ataques, estratégia que já deu certo mais de uma vez antes. Sim, essa é a fórmula mais simples e, pelo que conhecemos da c abeça do técnico Elano e do comitê de jogadores que comanda o time, acredito que seja isso o que farão.

O prolema de ficar nas cordas apenas assimilando os golpes do adversário é que uma hora, de tanto tentar, o oponente acerta um direto no queixo e coloca o Santos na lona. Já vimos isso várias vezes e hoje ainda teremos uma carga extra do Fator Ex: além de Pará e Diego, algo me diz que o ex-Menino da Vila Geuvânio será escalado.

Outro problema do Santos é que o time ainda terá mais uma rodada para conseguir esse pontinho: sena na Vila Belmiro, contra o Avaí. O medo é que o time entre relaxado demais hoje, imaginando que será fácil conseguir ao menos um pontinho contra o time de Santa Catarina. Ocorre que o Avaí lutará pela vitória para não ser rebaixado e já teve ano que ele ganhou do Santos na última rodada e fugiu do rebaixamento. Portanto, é melhor garantir esse precioso pontinho hoje.

O Santos deverá jogar com Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Adrián Noguera e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio; Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Copete.

A defesa nos dá calafrios. Esperemos que Victor Ferraz resguarde as suas costas, Luiz Felipe e Noguera se entendam e Jean Mota não dê os botes na hora errada. Com Vecchio o time ganha um pouco mais de poder de marcação no meio. No ataque, essa formação pode dar certo, pois com dois jogadores rápidos pelas extremas, deve sobrar alguma boa bola para o pastor.

O Flamengo deverá ser escalado por Reinaldo Rueda com Muralha, Pará, Rever, Juan e Trauco; Cuéllar, Arão e Diego; Everton Ribeiro, Vizeu e Mancuello. Há rumores, entretanto, de que muitos reservas deverão ir a campo.

O time carioca não tem um bom sistema defensivo e o goleiro Muralha, apertado, desmorona. É uma equipe que joga na base do entusiasmo, mas não é tão técnico quanto parece. Bem marcado, Diego, o cérebro do time, pouco faz.

A arbitragem será de Braulio da Silva Machado, auxiliado por
Kleber Lucio Gil e Carlos Berkenbrock, todos de Santa Catarina. Espero que não sejam caseiros.

A partida será transmitida pelo SportTV e pelo Premiere. Mas se você quiser torcer e desavagar, está convidado a acompanhar o jogo por aqui. No mínimo a gente sofre junto

Como foi feito o trabalho da Unificação dos Títulos Brasileiros

Vídeo do projeto A Cidade do Futebol:

Pra não dizer que não entrei no Black Friday
Até domingo à meia-noite a Livraria do Blog está oferecendo dois livros que falam a vida simples por preços super promocionais: Dinheiro, é possível ser feliz se ele, por apenas 12 reais um exemplar e 19 reais dois exemplares, com dedicatória do autor e frete pago. Há também uma novidade: o PDF de O Barqueiro de Paraty por apenas cinco reais. Está precisando aprender a lidar melhor com o dinheiro e simplificar sua vida? Não perca essas promoções.
capa o barqueiro de paratydinheiro-e-possivel
Clique aqui para ver as promoções da Livraria do Blog do Odir e comprar os livros Dinheiro, é possível ser feliz sem ele e O Barqueiro de Paraty

Encontro esta terça no Var Santa Tereza

Sócio do Santos, o dia D do nosso clube se aproxima. Será 9 de dezembro, data da eleição para a presidência do Santos e a composição do Conselho Deliberativo para o triênio 2018/19/20. Eu votarei em José Carlos Peres, candidato da chapa 1, a Somos todos Santos, que terá Orlando Rollo como candidato a vice. Peço o seu voto e o seu apoio à Somos todos Santos, pois ela construirá um Santos universal, sem fronteiras, e tem chances reais de vencer a eleição e impedir a reeleição de Modesto Roma e da filosofia separatista que hoje impera no nosso clube.

Na terça-feira, dia 28, espero encontrar os amigos do blog que compartilham das mesmas ideias para o futuro do Santos no encontro no Bar Santa Tereza, à rua Fradique Coutinho, 888, Vila Madalena.
chapa 1 - encontro sp

Atenção: prazo foi prorrogado: terça-feira será o último dia para mudar o domicílio eleitoral
Diante da grave situação administrativo-financeira do nosso clube, é importante que José Carlos Peres, da chapa 1, a Somos todos Santos, seja eleito presidente do Santos no dia 9 de dezembro. Para isso, você que é sócio do Santos e gostaria de votar em São Paulo no dia 9 de dezembro, deve enviar um e-mail para o endereço domicilioeleitoral@santosfc.com.br avisando que pretende votar em São Paulo. O e-mail deve conter o seu nome completo, número do CPF e número de sua carteirinha de sócio do Santos. No dia da eleição, compareça à sede da Federação Paulista de Futebol, na rua de mesmo nome, Barra Funda, com sua carteirinha do Santos e um documento de identidade com foto.

A Livraria do Blog tem uma Black Friday permanente! Aproveite!
Ninguém vende os livros Dossiê e Time dos Sonhos mais baratos do que este blog. Aproveite e já compre os presentes de Natal para o parente ou o amigo santista antes que os preços aumentem!
time-dossie ok
Até 80% de desconto! Clique aqui para ver e comprar os livros

Quem fica e quem sai? Continue opinando sobre os jogadores do elenco do Santos que devem ficar e sair. Farei a tabulação amanhã.